sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aristóteles é um cara maneiro, até.



Fala galera leitora deste blog! (como se tivesse 1 milhão de seguidores.)

Esta semana, estive lendo o livro Política, de Aristóteles, e ao invés de um livro extremamente chato, achei ótimos conselhos ao decorrer do livro que podem nos ajudar com relação à vida cristã. Coisas que realmente, filosoficamente, ajudam muito, nas mãos de quem sabe usar. Claro, que o contexto histórico, e o país desse mano veio não ajudam muito quanto a isso. Com relação à idolatria, sim, há muitas citações disso nesse livro, mas o que quero destacar são algumas frases do cara que tem MUITA coisa a acrescentar a nós. Vamos a elas e um breve comentário sobre elas.

"É isso que distingue essencialmente o homem dos outros animais: discernir o bem e o mal, o justo do injusto,e outros sentimentos dessa ordem." há, isso não é novidade pra ninguém, o problema é que muitos de nós acabamos escolhendo o mau e o injusto... tsc, tsc...

Essas duas são muito boas: "A verdade é que os maiores crimes são causados pelo excesso e não pela neceesidade", e "Aliás, é da natureza do desejo não ter limite,e a maioria dos homens vive somente para satisfazer seus próprios desejos". interessante e atual, não? assim como a Bíblia, que fala tudo isso, bem mais detalhadamente e te dá uma ótica de como será se largarmos essa vidinha mesquinha, egocêntrica, egoísta, que não leva a nada, ou até leva, se é que você queira ir para o inferno.

não escrevo isso pra te botar medo algum. Se é o que você quer... Hasta la Vista, baby. mas se não quiser...

só pra terminar com as citações do nosso amigo Aristóteles, uma frase que realmente mostra a realidade da selva que é o mundo. "Nos homens viciosos ou dispostos ao vício, a alma se submete ao império do corpo, porque eles são degradados e organizados, por assim dizer, de uma maneira contrária à natureza." O vício aqui citado, nesta interpretação cristã, é o pecado em si, que todos nós cometemos, e, desde o pecado de Adão, fomos nos desviando e nos afastando de Deus, até que, pouco mais de 2000 anos atrás, um cara muito doido nasce para mudar a realidade, para mudar o homem. Aí você vai me dizer, tá mas eu conheço essa história... Que legal! é bem isso que você pensou mesmo. Jesus, o Nazareno, que 33 anos depois veio lavar os nossos pecados com seu sangue, para, novamente, voltarmos à nossa natureza, que é perto de Deus, com ele, no paraíso!

Por isso eu repito:

Aristóteles é um cara maneiro, até.


MAS JESUS É O REI!

valeu galera!, e até a próxima postagem.

3 comentários:

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona